30/06/2023

Graduação em Gestão do Turismo é lançada na Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha

Evento ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 28

Unir os benefícios do ensino a distância à oportunidade de experienciar presencialmente a vida universitária, em contato com colegas e professores, é a proposta do conceito UCS Digital, materializado na quarta-feira, 28 de junho, a partir do lançamento do curso superior de tecnologia em Gestão do Turismo. Os acadêmicos terão as aulas EaD autoinstrucionais e aulas síncronas on-line (cuja transmissão também poderá ser acompanhada em todos os campi), somadas a encontros presenciais de produção real. O networking também será impulsionado a partir de visitas técnicas e viagens de estudo.

Circuito de aprendizagem

O formato modular permite a conquista do diploma de graduação em dois anos em um circuito de múltiplas experiências. A trilha de aprendizagem fundamenta-se na tríade “Conecta”: que inclui comunidade virtual de prática e conexão em tempo real; “Live Training”: com aula semanal on-line síncrona, em contato com colegas e professores; e “Bootcamp”: com projetos temáticos que incluem encontros de produção real nas unidades universitárias, para integração de saberes e consolidação de aprendizados.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, pontua a característica híbrida como diferencial, na promoção de contato com docentes e colegas, na produção de atividades, e de um roteiro de estudos fiel à excelência. “O conhecimento modifica as pessoas. E nossos campi são ambientes de convivência, de vivência acadêmica, o que oportuniza aprendermos uns com os outros. Esse modelo de curso representa mais uma entrega da nossa Universidade para o desenvolvimento regional”, afirma o reitor, “ao capacitar para a geração de interesses turísticos e renda para os municípios, despertando gosto pela beleza, pela culinária e pelos negócios”.

O curso de Gestão do Turismo nasce fundamentado na expertise institucional na área, em que atua desde 1978. A qualificação no segmento também é possível a partir de bacharelado, cursos de pós-graduação lato sensu e, no stricto sensu, da oferta de mestrado e doutorado no único Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade do Rio Grande do Sul.

Mercado em Crescimento

Entusiasta do turismo, o professor Maguil Marsilio, coordenador do novo curso e profissional da área desde 1998, ressaltou o potencial da graduação. “O turismo é um fenômeno social”, definiu, na promoção de experiências capazes de mudar as pessoas ao ampliar a visão de mundo. “O turismo fomenta a qualidade de vida onde ele é inserido. Esse é o grande elemento que podemos desenvolver na Serra Gaúcha, valorizando nossa cultura local, toda a nossa história e cuidando do nosso morador”. O curso contribui a esse processo de desenvolvimento, já que o mercado demanda articulação de toda a sociedade.

O professor acrescenta que a área, consagrada globalmente e considerada uma economia limpa, registra crescimento superior aos demais setores. “Um a cada cinco novos empregos gerados está no turismo. Na Serra Gaúcha, temos a previsão de mais de 5 mil vagas de emprego no setor”.

A base das transmissões das aulas será a Escola de Gastronomia da UCS em Flores da Cunha, município que junto à UCS dedica esforços em atenção ao turismo. O prefeito César Ulian reafirmou o incentivo à formação das pessoas na cidade, ilustrado a partir do subsídio em transporte gratuito para estudarem nas universidades da região. “O curso vem ao encontro do potencial que se percebe em Flores da Cunha e região”, celebrou, com um formato que poderá contribuir ao perfil do empreendedor local, com negócios de característica familiar. “O turismo como um potencial de desenvolvimento econômico demanda preparação”, defendeu.

Redescobrir o Brasil

Em sua participação, o jornalista egresso da UCS e criador de conteúdo Diogo Elzinga, que retrata em vídeos e palestras cultura, história e lugares de todo o Brasil, promoveu uma reflexão sobre porque se conhece tão pouco da região e do Brasil, e os estereótipos conectados a esse desconhecimento. Destacando belezas e potenciais de localidades regionais, definiu a cooperação, considerando atrativos, hotelaria, restaurantes e mídia, como segredo para potencializar o conhecimento sobre as atrações. Nesse contexto, “a mídia somos todos nós, ao ‘vender’ os lugares em que a gente vive com orgulho”.

O evento, na Escola de Gastronomia da UCS, teve transmissão on-line. Confira!

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Texto: Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul